A aula de campo realizada na Barra de Cunhaú, no município de Canguaretama-RN, que dista 75 km de Natal e localiza-se no litoral sul, foi considerada bastante proveitosa. Fizemos um passeio ecológico de barco, margeando o rio Cunhaú, onde tivemos oportunidade de observar in loco, a verdadeira situação em que se encontra a preservação ambiental da área enfocada.
Constatou-se na visita que boa parte, da área continua preservada, além de porção dos manguezais estarem sendo conservados, porém, existem algumas áreas degradadas que são usadas como viveiros de camarão (fazendas) e também pela pesca predatória do caranguejo Sá.
Foi observado e dito que na localidade existem três tipos de mangues preservados e sobre a fauna detectamos a presença entre outras espécies a de garças brancas que é comum na região e outra azul, originária da Amazônia.
A aula só foi possível, graças a parceria com a formação UCA e a Escola Estadual Professora Josefa Sampaio, que custeou a viagem, que além de proporcionar belas paisagens, trouxe resultados interessantes para o processo ensino aprendizagem.
A aula contou com a participação dos professores de Geografia (Miguel), Ciências (Wilson), Português (Risomar), Matemática (Eriky), além da presença do diretor da Escola (Fernando Madruga), dos alunos do PIBID - IFRN (Renata e Lucas), Coordenadora do Projeto UCA (Simone), Monitor do Mais Educação (Adriano), além dos 33 alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II.
Desde já agradecemos a ajuda e colaboração de todos que contribuíram com o Projeto Preservação Ambiental - Mangue no Contexto Escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário